As Tecnologias de Informação e
Comunicação, mais conhecidas como TIC, acabam por ser um grupo variado de ferramentas
e recursos tecnológicos, que hoje em dia cada vez mais, têm um papel indispensável
por parte do ser humano o que é bastante visível no seu quotidiano.
Como menciona João Paz (2008), as
TIC acabam por ser um “ambiente natural” para as novas gerações, tendo estas
uma grande acessibilidade as tecnologias desde muito cedo.
Tendo
em conta que o mundo muda constantemente, em diversos aspetos, “A educação, como actividade
sócio-comunitária que é, terá de se reconfigurar para se adaptar a um mundo
denso de informação, multicultural, globalizado, veloz (…)” (Botelho, Globalização e cidadania: reflexões soltas,
2005),
de facto o mundo esta cada vez mais globalizado e avançado e com as novas tecnologias
este processo torna-se muito mais rápido, principalmente para as crianças.
Um
grande problema, é o facto de que muitos professores em termos de métodos de
ensino estagnaram ou ficaram muito ligados á forma de ensino de quando
aprendiam.
Por outro lado as TIC são muito acessíveis às
crianças, o que facilita que estas possam procurar conhecimento por si
próprias, neste âmbito a escola necessita de uma atualização.
De
acordo com João Paz em “Educação e novas
Tecnologias” (2008), existem varias ferramentas tecnológicas que a escola
poderia adotar, para métodos mais atualizados que vão mais de encontro ao mundo
dos novos estudantes, nomeadamente ”computador (…) agendas
pessoais, (…) dos
videojogos, (…) das
aplicações informáticas utilizadas com fins educativos, das plataformas de
gestão da aprendizagem (como a Moodle, cada vez mais disseminada nos
vários níveis de ensino), que permitem o alargamento do espaço e tempo de
aprendizagem para além da tradicional sala de aula e, em especial, da Internet”.
Todas estas ferramentas poderiam ser
inseridas em sala de aula, pelo professor, sempre com o intuito do aluno
adquirir conhecimentos, por exemplo, através de jogos pedagógicos, visualização
de filmes com a pertinência devida para as respetivas aprendizagens, realizar
uma agenda digital de turma, ou mesmo se os alunos tiverem alguma questão também
poderem procurar autonomamente na internet.
Tudo isto para facilitar a forma de
ensino, para que os estudantes se sintam motivados a aprender, motivados a
saber mais, motivados a contruir o seu próprio conhecimento, mas dentro do seu “ambiente
natural”.
Os recursos tecnológicos mencionados anteriormente, podem substituir ferramentas ultrapassadas ou desfavoráveis economicamente, tanto para o professor como para as famílias, por exemplo fichas de exercícios e manuais escolares, estes materiais acabam por ser monótonos e limitar o aluno, através de jogos podem aprender o mesmo e pode existir muita mais interação entre alunos e mesmo com o professor, o que acaba por criar um ambiente mais propício a aprendizagem.
“Assegurar a todos os
estudantes as aprendizagens e competências que lhes permitam participar
plenamente na vida social é missão da Educação” (Botelho, Textos e Literacia, 2005)
O professor também pode criar páginas na
internet, interativa para os alunos ou somente para a família estar em contacto
com a professora e discutirem sempre o melhor para os alunos, onde as famílias também
poderiam dar as suas opiniões e sugestões, tudo em prole de uma boa educação
para os alunos e para que este desenvolvam a sua própria autonomia na procura
do saber, contribuindo assim também para uma escola mais completa e atualizada.
“A utilização das T.I.C. começa cedo e
começa na escola. E mobiliza as famílias, nalguns casos desempenhando os filhos
o papel de professor para os pais, e aproximando pais e professores na tarefa
necessariamente conjunta da educação” (Paz, 2008)
Em modo de conclusão, a minha opinião quanto
a integração das TIC na educação é uma necessidade, a educação tem de estar
preparada para dar resposta a diferentes culturas, diferentes mentalidades, evoluções,
mudanças, todos estes fatores influenciam a educação, pois a educação rege-se às
necessidades dos alunos, sendo esta uma forma de evolução, de aproximação ao
mundo do aluno.
Botelho, F. (2005). Globalização e cidadania:
reflexões soltas.
Botelho, F. (2005). Textos e Literacia.
Figueiredo, A. D. (2000). Novos Media e Nova
Apredizagem.
Paz, J. (2008). Educação e Novas Tecnologias.
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