quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Segurança na Internet



As novas gerações devido ao fato de viverem na Era digital, têm acesso a uma elevada quantidade de ferramentas digitais, ferramentas essas com diversas funções e finalidades, umas apenas para se conseguir passar um documento para suporte digital o que poder aceder ao mesmo em variados locais, outras para contactar pessoas como poder vê-las através de um ecrã, outras para jogos digitais estes são muito atrativos para crianças, de fato estas ferramentas têm bastantes benefícios e nem sequer referi um décimo de qualidades das novas tecnologias.

“Aconteceu o Big Bang da era da informação: a partir de então foi uma explosão de servidores e serviços com utilizadores a disponibilizar e a aceder à informação.” (Vascogoncelos, 2016).

A evolução do ser humano trouxe como bagagem a tecnologia, e esta acompanhou-o na sua evolução, com um clique pode-se obter respostas, o que é bastante facilitador para uma pessoa que goste de procura conhecimento autonomamente, com outro clique acede a redes sociais, que basicamente servem para haver contacto entre as pessoas, o que é ótimo estar longe de uma pessoa e poder falar com ela por via vídeo por exemplo, por outro lado é uma ferramenta facilitadora para uma pessoa carente, no sentido em que esta esta predisposta a situações que podem acabar por ser perigosas para ela mesmo, como por exemplo aceitar pessoas que não conhece nas suas redes sociais, onde normalmente as pessoas tendem a expor grande parte da sua vida.



As pessoas hoje em dia, séc. XXI, têm demasiadas ferramentas a seu dispor e como estas estão banalizadas, qualquer pessoa (maior parte das pessoas de continentes desenvolvidos), consegue ter acesso a internet em qualquer local praticamente, as pessoas acabam por nem saber as envolvências por detrás destas tecnologias, tal como tudo as tecnologias têm o seu lado bom e o seu lado mau, com mau refiro-me á ignorância por parte das pessoas dos perigos existentes, tal como roubos de identidades, abuso de privacidade como por exemplo fazer print screen de uma fotográfica, etc.

“Basicamente, a invasão de sensores e dos dispositivos de comunicação inerentes está na base de uma das maiores revoluções a que vamos assistir no desenvolvimento das nossas sociedades.” (Oliveira, 2016).

Para além de tudo o que já foi referido, toda a informação que colocamos na internet seja pessoal ou não, se quisermos eliminar mesmo que aos nossos olhos pareça estar apagado, isso não acontece verdadeiramente, existe sempre o rasto da nossa pegada digital que por sua vez existem pessoas capacitadas para o detetar e revelar se houver conveniência por parte das mesmas, essas pessoas denominam-se haker’s, estes através dos seus conhecimentos tecnológicos e informáticos conseguem aceder a equipamentos utilizando a informação que encontram como entenderem.

“O número de dispositivos que podemos ligar à Internet tem vindo a aumentar, trazendo um sem número de vantagens, mas também é verdade que, tal como acontece com outras tecnologias recentes, há riscos associados, ou pelo menos alguns cuidados a ter na sua utilização, alerta a Kaspersky.” (Lab, 2016).

As pessoas não devem partir do pressuposto que estão seguras apenas porque se encontram no seu espaço pessoal por trás de um ecrã, devem sim ter cuidado quanto as suas atitudes perante esta problemática, para além disso de acordo com Paulo Vasconcelos (2016), deve-se manter os equipamentos atualizados para que não ocorra falhas de segurança.

Bibliografia

Belanciano, V. (3 de Setembro de 2014). Não são apenas as celebridades que estão a nu na internet. Público. Obtido em 23 de Novembro de 2016, de https://www.publico.pt/2014/09/03/culturaipsilon/noticia/nao-sao-apenas-as-celebridades-que-estao-a-nu-na-internet-1668563

Guerreiro, A. (18 de julho de 2014). A máquina Google. Público. Obtido em 23 de novembro de 2016, de https://www.publico.pt/2014/07/18/culturaipsilon/noticia/a-maquina-google-1663271

Lab, K. (11 de Novembro de 2016). Internet das Coisas tem muitos benefícios mas deve ser usada com algum cuidado. SAPOTEK. Obtido em 23 de novembro de 2016, de http://tek.sapo.pt/noticias/internet/artigo/internet_das_coisas_tem_muitos_beneficios_mas_deve_ser_usada_com_algum_cuidado-49539ust.html

Oliveira, P. M. (16 de Novembro de 2016). Quem vigia a Internet de Todas as Coisas? Exame Informatica. Obtido em 23 de Novembro de 2016, de http://exameinformatica.sapo.pt/opiniao/2016-11-16-Quem-vigia-a-Internet-de-Todas-as-Coisas-

Vascogoncelos, P. (03 de Novembro de 2016). O surfista e a onda: fraude na internet. VISÃO. Obtido em 23 de Novembro de 2016, de http://visao.sapo.pt/opiniao/silnciodafraude/2016-11-03-O-surfista-e-a-onda-fraude-na-internet


Trabalho Realizado por: Bianca Ximenes